quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pupunha uma fruta indispensável ao cardápio dos amazônidas


A pupunha é uma fruta tipicamente da região Amazônica. Nesta parte do ano é vista a venda em vários lugares até nos semáforos. É fruta de uma palmeira, dá em formato de cachos e apresenta formas e coloração variada: redonda, ovóide, cónica. As cores também mudam pode ser: vermelha, amarela, alaranjada,verde.

A polpa é carnuda e muito saborosa. A forma de ser consumida é após separado do cacho é cozida com um pouco de sal. Depois é só descascar, retirar a semente e consumir. Tradicionalmente esta fruta tão popular é consumida junta com café. Mas também pode ser consumida sozinha ou junta com mel e açúcar. Os frutos também integram receitas culinárias. Moídos servem para produção de farinha.

A pupunha vem sendo plantada em larga escala, por causa de seu palmito, que pode ser consumido fresco ou adicionado em receitas.

A pupunheira frutifica de janeiro a março. Se adequa bem em ambiente quente é úmido.

Estudos recentes verificou que a pupunha atua na prevenção do câncer, pois a fruta é uma das maiores fontes de selênio do reino vegetal.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Agência Nacional de Águas lança prêmio sobre conservação da água

A Agência Nacional de Águas (ANA) está promovendo a terceira edição do "Prêmio ANA 2010". O tema deste ano é Água: O Desafio do Desenvolvimento Sustentável. O objetivo da premiação é divulgar as as vantagens do uso racional da água, deixando a população cada vez mais consciente da necessidade de preservação dos recursos hídricos.

Podem concorrer: instituições de governo, empresas, organizações não governamentais, comitês e agências, instituições de ensino, instituições de pesquisa e inovação tecnológica.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio e podem ser feitas no site www.ana.gov.br/premio.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dana Merrill - O fotógrafo oficial da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Família de índios Karipuna

Trabalhador indiano da ferrovia

Casal americano em sua residência localizada em Porto Velho

Deslizamentos dos trilhos decorrente de chuvas


Castanheira derrubada pra dar passagem a ferrovia

Trabalhadores da Lavanderia

Momento de Lazer dos trabalhadores da obra - quadra de tênis construída no meio da floresta

Autoridades em visita a Madeira-Mamoré

As fotos acima da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foram tiradas pelo fotógrafo americano Dana Merrill entre os anos de 1909 e 1912 . Constituem um importante registro de obras feitas na amazônia no século XX. Merrill foi contratado por Percival Farquhar com a função de registrar todos os momentos de construção como, colocação de vigas e trilhos. Mas ele foi muito além com suas lentes. Também documentou a vida das pessoas que trabalhavam na ferrovia, de índios e cenários amazônicos. Grande parte das fotos históricas de Merrill se perdeu no tempo. As que restaram, hoje estão no acervo do Museu Paulista da USP e integram uma das mais importantes coleções de fotografias brasileira.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Transporte fluvial na Amazônia ainda é um grande desafio


Viajar de barco pelos rios amazônicos ainda é uma experiência única. Algumas viagens duram dias. A grande parte dos barcos é feito de madeira, com o passar dos anos se não for feita manutenção podem ocorrer graves acidentes.

Outra causa de acidentes, principalmente nas férias é o tráfego intenso nos rios de embarcações, muitas vezes superlotadas. De acordo com a Marinha mais de 5 milhões de pessoas dependem deste tipo de transporte na Amazônia.

A foto acima foi tirada na minha última viagem saindo de Manaus com destino a Alenquer no Pará. O barco no qual viajei estava com o dobro de passageiros. A necessidade de chegar ao destino faz com que as pessoas se arrisquem.

Neste caso para burlar a fiscalização muitos donos de barcos escondem passageiros nos camarotes, lugar que os fiscais não tem acesso. Outra forma encontrada é passar do posto de fiscalização, logo em seguida voadeiras [ barco de motor pequeno e simples] trazem passageiros excedentes.

Também estão entre as principais causas de naufrágios o excesso de cargas nos porões. Uma imprudência que identifiquei é que muitas vezes falta equipamentos de segurança como coletes salva-vidas ou quando há , não existe instruções de como usá-los.

Qual era a música que estava na parada de sucesso quando você nasceu ?

Este site mostra exatamente qual era a música número 1 da Billboard ao longo dos anos até 1940. Além de saber qual era a música que estava no top da Billboard quando você nasceu, dá pra saber também que música estava tocando quando: se formou no ensino médio? O dia em que se casou? O dia em que seu filho nasceu? O dia do nascimento de seu amigo ou namorado? A data aproximada em que foi concebido? e assim por diante. A música que estava no topo quando nasci era Take my Breath away da banda Berlin.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Conheça os microblogs de cientistas e instituições ligadas à Amazônia

O que pensam os órgãos do governo, as ONGs e os pesquisadores ligados à maior floresta tropical do mundo? Uma boa pista para começar a se inteirar sobre personagens importantes ligados à preservação Amazônia é segui-los no microblog Twitter.

Confira, abaixo, os principais microblogs que contam os bastidores de quem trabalha com a proteção ambiental na Amazônia.

Twitteiros amazônicos

@amazoniaorg
ONG Amigos da Terra – Amazônia Brasileira. Tem vários projetos para tornar a economia mais “verde”.

@ascom_inpa
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, um dos maiores órgãos científicos da região.

@brasil_ibama
Tem notícias do Ibama, mas não é reconhecido pelo órgão ambiental.

@brenda_brito
Brenda Brito, mestre em direito e pesquisadora do Imazon.

@climaefloresta
ONG IPAM. Faz estudos sobre mudanças climáticas e a Amazônia.

@fasamazonas
Fundação Amazonas Sustentável. Atua em reservas do Amazonas.

@gcamara
Gilberto Câmara, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

@greenpeacebr
ONG Greenpeace brasileira. Faz campanhas pelo meio ambiente.

@merciogomes
Mércio Gomes, antropólogo e ex-presidente da Funai.

@paulogbarreto
Paulo Barreto, do Imazon. Faz estudos para melhorar proteção da floresta.

@preservemt
Twitter ambiental do governo de Mato Grosso.

@robertosmeraldi
Roberto Smeraldi, diretor da ONG Amigos da Terra – Amazônia Brasileira

@socioambiental
ONG Instituto Socioambiental. Atua na proteção de povos indígenas.

@souzajr1
Carlos Souza Jr, pesquisador do Imazon especializado em análise de imagens de satélite.

@survival
ONG inglesa Survival International. Defende índios isolados brasileiros.

@tassoazevedo
Tasso Azevedo, assessor especial do Ministério do Meio Ambiente.

@terralegal
Programa Terra Legal, do governo federal, que registra terras na Amazônia.

@wwf_brasil
ONG WWF do Brasil. Tem projetos para proteger parques e reservas.
(Fonte: Globo Amazônia)