quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Espécies da flora amazônica ameaçadas de extinção

Ipomoea cavalcantei (Flor de Carajás)

Dicypellium caryophyllaceum
(Cravo-do-maranhão, paucravo, casca-preciosa)

Costus Fusiformis
foto: William Millikin

Bertholletia excelsa
(Castanheira, castanheira-dopará,castanheira-do-brasil)

Bursera Simaruba

Swietenia macrophylla
(Mogno, águano, caóba)

Aniba rosaeodora (Pau-rosa)

Amburana Cearensis var. acreana (Cerejeira, cumaru-de-cheiro,
imburana-de-cheiro)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama entende por espécies ameaçadas de extinção aquelas com alto risco de desaparecimento na natureza em futuro próximo, embasados em documentação científica. Acima estão algumas espécies da flora amazônica bem conhecidas e que estão ameaçadas e são protegidas por lei como e o caso da castanheira. Outro caso é o pau-cravo (Dicypellium caryophulatum) que está praticamente extinto no Brasil. Uma de suas populações deverá ser suprimida com a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Acima listo algumas espécies que correm o risco de extinção.

12 comentários:

  1. esses homens que cortam as arvores sao doidos

    ResponderExcluir
  2. as pessoas não entendem que prejudicando as árvores, vão estar se prejudicando, porque as árvores nos oferecem sombra, um ar limpo, remédios, e eles querem destruir pra fazer o quê ? nada, só pra ter o gosto de desmatar.
    as pessoas deviam pensar mais em cada ato que praticam porque vai chegar um dia que elas estarão precisando de remédios que só algumas árvores possuem e vão ficar pensando : - quando eu desmatei aquela árvore eu não estava pensando nas consequências.

    ResponderExcluir
  3. muito bom o site o conteúdo é bem legal,ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo Ocanteudo do site e otimo pra trabalhos tambem!@@

    ResponderExcluir
  5. qm cortasse as arvores deveriam ter uma piniçao seria

    ResponderExcluir
  6. eu não achei tudo que eu procuro não acho neste site :(

    ResponderExcluir
  7. junior me liguem 918053768214 de maio de 2013 às 15:07

    Isso e mal.

    ResponderExcluir
  8. Muito triste saber que o homem, que precisa das arvores n cuida delas e sim derruba :(

    ResponderExcluir