quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Queimadas na Amazônia



A temporada de queimadas na Amazônia começou e com ela também vem as desagradáveis consequências para o meio ambiente e para a saúde da população. Geralmente ocorre no período que vai de agosto a novembro. O uso do fogo constitui uma prática bastante enraizada na cultura dos agricultores e fazendeiros da Amazônia. Eles utilizam está técnica com o intuito de "limpar" o solo para o plantio, ou seja convertem florestas derrubadas ou a chamada capoeira em cinzas. Cinzas ricas em nutrientes que em um curto prazo aumentam a produtividade.

O uso massivo de queimadas para preparar o terreno para plantação pode ser devido ao alto custo que um proprietário teria em comprar maquinários e do elevado tempo para roçar um terreno. Apesar de ser um método barato as consequências são altas.

Entre os prejuízos ocasionados pelas queimadas podemos citar: a liberação de carbono para atmosfera, a qual contribui para o aquecimento global; a diminuição significativa da qualidade do ar pelas fumaças dos incêndios, provocando doenças respiratórias como bronquite e asma; fechamento de aeroportos; acidentes de trânsito ocasionados pela má visibilidade nas estradas; interrupção nas redes de energia, isto quando as queimadas atingem as centrais elétricas. A queima de uma área também pode ficar fora de controle e queimar o que não era desejado como florestas naturais.

A perca da biodiversidade a longo prazo é enorme na época das queimadas na Amazônia, pois atinge em grande proporção a fauna e a flora, além de provocar a erosão e a perda gradativa da fertilidade solo.

Pesquisas estão sendo realizadas na Amazônia em busca de alternativas ao uso do fogo na agricultura. Enquanto as pesquisas ainda caminham, o número de queimadas cresce. A fiscalização dos órgãos governamentais ainda é insuficiente para cobrir todos os focos de calor. Por isso muitos acabam cometendo o crime ambiental e ficando impunes. Para que a lei seja cumprida e preciso que ocorra a fiscalização e punição aliada também a uma conscientização por parte de quem comete a contravenção para que não volte a ocorrer.

Tirei estas fotos de queimada no municipio de Montenegro (RO), Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário