quinta-feira, 5 de abril de 2012

Rondônia vai instalar delegacia na obra da usina de Jirau

Um dia após ataques a alojamentos de operários da usina de Jirau, em Rondônia, a Polícia Civil do Estado afirmou que irá instalar uma delegacia dentro da obra.

Segundo o delegado Jeremias de Souza, a unidade ficará em um contêiner e irá atender ocorrências comuns no local, como furtos e lesões corporais.

"É uma cidade que necessita do poder público", diz o policial, sobre a obra de 20 mil trabalhadores.

O anúncio ocorre um dia depois de incêndio que destruiu 36 dos 91 blocos de alojamentos da obra, uma das principais hidrelétricas planejadas pelo governo federal no país.

Para a polícia, a ação foi organizada por operários contrários ao fim da greve na usina, aprovado na segunda-feira, depois de 24 dias de paralisação.

Seis funcionários da Camargo Corrêa, principal construtora da usina, permaneciam presos ontem sob acusação de incêndio e cárcere privado. Três operários foram liberados por falta de provas.

De acordo com a Camargo Corrêa, em razão do incêndio a obra continuava parada ontem, sem previsão de retorno.

Ao menos 400 policiais, entre PMs e integrantes da Força Nacional, fazem a segurança das instalações.

BELO MONTE

As obras da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA), voltaram a ser paralisadas ontem, um dia após a retomada das atividades. Até o início da noite de ontem, não era possível dizer se os operários voltariam ao trabalho hoje.

A partir das 7h, ônibus com trabalhadores não conseguiram chegar até a obra porque a rodovia foi bloqueada, de acordo com representantes dos trabalhadores, do consórcio responsável pela obra e de movimentos sociais.

Operários que saíram mais cedo conseguiram chegar até os canteiros de obras, que funcionaram parcialmente.

O CCBM (Consórcio Construtor de Belo Monte) e o Movimento Xingu Vivo, que se opõe à obra, disseram que trabalhadores insatisfeitos com a volta ao trabalho bloquearam a pista com um ônibus. Não houve conflito.

A tropa de elite da PM do Pará foi chamada e tirou o ônibus que bloqueava a via. Depois disso, porém, trabalhadores e consórcio fizeram um acordo e foi decidido que os operários iriam para casa.
A greve parcial em Belo Monte começou no dia 29. Os operários voltaram ao trabalho anteontem, mas a negociação foi marcada para depois. Os trabalhadores pedem, entre outros pontos, equiparação salarial para quem tem a mesma função. Fonte: Folha Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário