quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Estruturas de artigos jornalísticos


Há varias maneiras de se iniciar um artigo.

→ Não muito diferentemente da NOTÍCIA pode-se começar com o sujeito da ação e depois os seus desdobramentos por ex: “O presidente Luis Inácio Lula da Silva acertou no diagnóstico, mas errou no timing...”.

→ Outra forma bastante usual e a seqüência de fatos, que marcam outro, por ex: A liberalização do comércio agrícola, a defesa do álcool feito de cana contra críticas generalizadas do biocombustível, a emergência do Brasil e outros países em desenvolvimento..., foi um sobrevôo pelos tópicos que têm dominado a agenda da política externa brasileira...”.

→ Podemos ainda começar um artigo mostrando os resultados bons ou ruins de um determinado fato.

→ Ao longo do artigo é importante mostrar evidências para reforçar as argumentações: fatos, exemplos, ilustrações, dados estatísticos, testemunhos.

→ É importante também fazer um PLANEJAMENTO mental do texto antes de iniciá-lo isto pode ajudar muito no resultado final.

→ O título para o gênero de opinião tem a função eminentemente argumentativa e orientadora. O titulo tem que ser expressivo. Portanto use frases curtas ou palavras soltas muito chamativas que desperte a imaginação do leitor.

Um comentário: