domingo, 18 de outubro de 2009

Especialista diz que crescimento da população é chave para mudança climática


Uma matéria da Folha de São Paulo trouxe o depoimento do especialista argentino Osvaldo Canziani, que defende que impedir o aumento da população mundial é elemento-chave para fazer frente à mudança climática.

"É um tema que politica e religiosamente é crítico", avançou Canziani ao longo de uma entrevista no marco da Segunda Conferência Internacional sobre a Mudança Climática na qual participou e que nesta sexta-feira fechou suas portas no Centro de Convenções e Exibições de Hong Kong.

"O mundo inteiro terá que frear o aumento da população. Ninguém fala sobre isso, mas qual é a superfície de solo e de mares que temos para produzir alimentos? Não vai suportar", explicou Canziani, parte do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU (Organização das Nações Unidas) que recebeu o Nobel da Paz em 2007 (junto com Al Gore).

Para o meteorologista argentino, "o tema passa por começar a educar as pessoas. A cultura leva a um planejamento natural". Outras frentes para limitar a mudança climática passam por "reduzir o consumo e fazer uma transferência honesta de tecnologia", expôs o especialista. (Fonte: Folha Online)

Falar de controle de natalidade ainda é um tema muito polêmico, principalmente para muitos governantes. Mas, mais do que nunca é importante colocar o "dedo na ferida". As pessoas tem que começar a planejar. O desenvolvimento dos métodos contraceptivos estão muito avançados. É importante que também exista acesso a estes serviços. Segundo estudo do Instituto para Investigação de Políticas Alimentares (IFPRI, sigla em inglês) 25 milhões de pessoas estarão desnutridas em 2050 , devido aos efeitos das mudanças climáticas que ocasionará diminuição dos campos de cultivo, falta de colheitas e dos altos preços dos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário