domingo, 4 de outubro de 2009

Fotojornalismo - uma outra maneira de ver a notícia










O fotojornalismo é hoje um dos elementos essenciais da comunicação. Citando a famosa frase de Kurt Tucholsky uma imagem diz mais que mil palavras. Fotojornalismo de acordo com Lorenzo Vilches se trata de uma atividade artística e informativa, de crônica social e memória histórica. Além de informação visual Nilton Hernandes no livro A mídia e seus truques reafirma que uma fotografia deve ser uma das principais iscas para o olhar em uma página, ou seja, uma das importantes armas na estratégia de arrebatamento e de sustentação. Com suas cores, contrates, ocupação espacial, a foto precisa atrair a atenção do leitor para a unidade noticiosa da qual faz parte. O olhar deve ser fisgado. A evolução dos aparelhos fotografícos no início do século XX, acelerou o desenvolvimento do fotojornalismo. É inegável que a fotografia nos levar a ver o invisível através do visível como diz Gregório Magno. Um fotojornalista ou repórter fotográfico necessita de alguns requisitos:
  • Conhecimento profundo da situação política, social e cultural de seu país;
  • Compromisso com o seu trabalho social;
  • Sensibilidade. Aberto a tudo os que os rodeia;
  • Tecnicamente hábil.
  • Humano para entender a realidade.
As fotos acima pertencem a Wold Press Photos.

2 comentários:

  1. ótimas dicas. Parabéns pelo blog.
    Ass. Bruno Sena

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Márcio, eu sou estudante de História no Rio de Janeiro. Estou querendo me profissionalizar em fotografia, em especial a área de fotojornalismo. Aqui tem a sociedade fluminense de fotografia, que dá vários cursos no ramo da fotografia, mais preciso saber um ítem: pra ser hoje fotojornalista eu preciso ser formado em comunicação social, ou só me especializar através de cursos? porque todos os requisitos que você falou eu tenho. mande um email pra mim...meu email é www.marcio_barcellospereira@hotmail.com
    Vlw pela dica...

    ResponderExcluir