segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Transporte fluvial na Amazônia ainda é um grande desafio


Viajar de barco pelos rios amazônicos ainda é uma experiência única. Algumas viagens duram dias. A grande parte dos barcos é feito de madeira, com o passar dos anos se não for feita manutenção podem ocorrer graves acidentes.

Outra causa de acidentes, principalmente nas férias é o tráfego intenso nos rios de embarcações, muitas vezes superlotadas. De acordo com a Marinha mais de 5 milhões de pessoas dependem deste tipo de transporte na Amazônia.

A foto acima foi tirada na minha última viagem saindo de Manaus com destino a Alenquer no Pará. O barco no qual viajei estava com o dobro de passageiros. A necessidade de chegar ao destino faz com que as pessoas se arrisquem.

Neste caso para burlar a fiscalização muitos donos de barcos escondem passageiros nos camarotes, lugar que os fiscais não tem acesso. Outra forma encontrada é passar do posto de fiscalização, logo em seguida voadeiras [ barco de motor pequeno e simples] trazem passageiros excedentes.

Também estão entre as principais causas de naufrágios o excesso de cargas nos porões. Uma imprudência que identifiquei é que muitas vezes falta equipamentos de segurança como coletes salva-vidas ou quando há , não existe instruções de como usá-los.

4 comentários:

  1. Aureni, gosto muito dos seus textos, são genuínos e sempre carregados de um regionalismo autêntico, mas me permita fazer algumas correções:
    não será
    tráfego intenso em vez de "tráfico intenso"?
    no qual viajei em vez de "da qual viajei"?
    fiscais não têm acesso em vez de "não tem acesso"?
    é, passada a fiscalização, em vez de "é passar a fiscalização"?
    não existem instruções em vez "não existe acesso"?
    Espero que vc não leve a mal minha pequena ajuda, ok?

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs! correções feitas. Os erros passaram batidos. Ainda tenho muito que aprender, para parar de assassinar a nossa língua. Obrigada pela ajuda! Ah! da próxima vez por favor se identifique.
    Abços.

    ResponderExcluir
  3. Não sou contador, mas acabei lembrando de um princípio muito interessante da Contabilidade: a essência se sobrepõe à forma...

    ResponderExcluir