segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A chegada das idéias marxistas no Brasil

Leandro Konder no livro A derrota da dialética explica como foi a chegada das idéias de Marx ao Brasil, quais seus impactos e os seus desdobramentos. Tudo se inicia com a repercussão da comuna de Paris de 1871, a câmara dos deputados no Rio de Janeiro não recebe bem as idéias que começam a se proliferar, caso algum comunista buscasse asilo no Brasil seria extraditado. O ministro da agricultura disse que o comunismo era o cancro do mundo moderno. É importante lembrar que o Brasil neste momento ainda era um país agrário, sustentado a base da escravidão. Muitos estudantes foram receptivos as idéias que ecoaram da comuna. Eram boêmios e se designavam comunistas. A imprensa ajudou a veicular discussão em torna da comuna. Tanto que isso influenciou a sociedade que se instalou a crise no império e a proliferação de campanhas abolicionistas, a morte de Marx em 1883 não foi muito comentada no meio burguês diferente do meio proletário.

Intelectuais brasileiros como Tobias Barreto, Clóvis Bevilacqua, fizeram referência a Marx. Tobia vê em Marx um reformista ingênuo que, quer ganhar o Estado. Clóvis repele o socialismo, pensa que não há como nivelar classes sociais já que a desigualdade é resultado do progresso. Machado de Assis ignorou e existência de Marx e Engels. Outro impedimento para a difusão das idéias de Marx era que todos os livros escritos a seu respeito estarem em língua estrangeira e os operários não a dominarem. Havia certa confusão a seu respeito, pois o confundiam como anarquista. De fato Marx e Engels nunca vieram a se interessar pelo Brasil. Onde o socialismo se desenvolvia lentamente. Em 1900 surge em São Paulo o jornal socialista escrito em italiano, pois eram a maioria da classe trabalhadora da época. Uma figura importante para difusão do movimento socialista da época foi Antonio Piccariolo (1868-1957) professor italiano criou o centro socialista paulistano. Ele entendia que o socialismo não conseguiria se integrar em curto prazo. No movimento operário brasileiro se misturavam tendências ideológicas diferentes e mal definidas como anarquistas anarco-sindicalista, sindicalista-revolucionários, reformistas, possibilidades, social-democratas.

Nos anos em que os anarquistas ou “socialistas libertários” estiveram no poder às idéias marxistas não tiveram muito êxito, pois o anarquismo dificultava sua assimilação. O socialismo era olhado como uma realidade distante, da realidade brasileira. A existência de socialistas no movimento operário deu motivo para intelectuais como Euclides da Cunha se aproximassem das idéias de Marx., só que eles enfrentavam dificuldades para levar essas idéias a massa trabalhadora.

A Revolução russa de 1917 deu novo ânimo para difusão das idéias de Marx no Brasil. Foi fundado o partido comunista do Brasil. As notícias que estavam ocorrendo na revolução chegavam de modo deturpada, não se sabia do que ocorria com os socialistas, mas o que não impediu que tal ideologia se proliferasse e ganhasse força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário