Foi com uma intensa campanha publicitária que o governo conseguiu recrutar cerca de 50 mil trabalhadores para a Amazônia entre os anos de 1942 e 1945 para trabalhar na produção da borracha na II Guerra mundial. O responsável pela campanha publicitária foi o suíço Jean- Pierre Chabloz (1910 - 1984) que também era cartazista, desenhista, ilustrador e músico.
O recrutamento, fixação na colocação (seringal) do trabalhador e bem como de sua família e demais assistências era feita pelo SEMTA (Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia). Foi criado em 1943 pelo acordo de Washington,cuja função era ajudar o grupo aliado na II Guerra, entre eles os Estados Unidos.
Os homens recrutados para trabalhar nos seringais foram denominados Soldados da Borracha porque ao invés de ir para o fronte de batalha na Itália, participariam da guerra de outra forma extraindo o látex para a produção da borracha. Muitos homens de várias partes do país se alistaram para virem para a Amazônia, especialmente nordestinos. Muitos escolheram a selva, porque pensaram ser menos perigoso e ter mais chances de vida. Mal sabiam eles que teriam que enfrentar: doenças tropicais, índios, animais selvagens e solidão muita solidão. Estima-se que mais da metade destes trabalhadores nunca voltaram para casa. As dívidas feitas com os seringalistas eram impagáveis. O que acabava dificultando quem quisesse desistir.
Oi Aureni,
ResponderExcluirgosto muito seu reportagem aqui. Sou uma inglesa que esta morando em Porto Velho tb. Estou escrevendo um reportagem sobre os soldados da borracha mas eu preciso fotos. Eu quero usar aquele poster 'mais borracha! para a vitoria' mas quero saber se precisa permissao para usar e se ha uma pessoa que tem direitos autorais para ele. Obrigada
Louise
Olá Louse,
ResponderExcluirOs cartazes são do suíço Jean- Pierre Chabloz. Pequei as imagens da web. Não lembro o local, mas acredito que não há problemas quanto a direito autoral. Jogue o nome do autor no google que você encontrará mais trabalhos.
Abraços!