terça-feira, 6 de outubro de 2009

Frutas da Amazônia - Açaí e Bacaba





O açaí é uma das frutas mais tradicionais e consumidas da Amazônia. Exerce um importante papel socioeconômico e cultural. A forma de consumir o açaí mais utilizada é atraves do consumo do seu vinho, que pode vir acompanhado de farinha de mandioca, farinha de tapioca ou mesmo com pratos salgados como peixe. Energético é rico em proteínas e fibras. A sua polpa também pode virar sorvete, licores, sobremesas, entre outros. Do açaizeiro praticamente tudo se aproveita. Dos seus frutos até suas raízes. A comercialização do palmito dessa palmeira levou a extração indiscrimanada e consequente redução do açaizeiro nativo. Essa palmeira pode atingir 25 m de altura. A cor de seus frutos varia de violeta a negro. As sementes são muitos utilizadas em artesanatos.

Os frutos de bacaba são bem parecidos com o de açaí. A forma de uso também , vinho. A cor de seus frutos variam de violeta ao negro quando maduras. Diferente do açaí, a bacaba por dentro é branca. O seu vinho também é leitoso de sabor muito agradável ao paladar.

As fotos acima foram tiradas no quintal da minha casa, por isso me considero uma pessoa privilegiada de poder viver rodeadas de árvores, não é todo mundo que tem um pomar no quintal. Temos várias espécies como: açaí (foto), pupunha, bacaba (foto), manga, cacau, ínga, goiaba, biribá, acerola, limão, laranja, coco. Tudo isso na cidade.

3 comentários:

  1. Interessante e esclarecedora matéria Aureni, principlamente pela Bacaba pois muitas pessoas chamam "abacaba" Parabens Helen

    ResponderExcluir
  2. Fiquei até com inveja de você, Aureni. Encontrar as árvores amazônicas sempre à disposição, ali no quintal, não é para qualquer um.


    Grata pela ajuda involuntária; mostrarei aos leitores do NaMira um pouco mais sobre a deliciosa BACABA, graças aos seus informes.

    ResponderExcluir
  3. tenho uma area de bacaba nativa na minha propriedade e gostaria muito de preserva-la e da continuidade no plantio, só que pra isso preciso de incentivo como um financiamento de custeio e não sei onde procurar, porque aqui só temos o IDAM e pelo que sei não dá incentivo algum nessa area.
    Se alguem puder me ajudar agradeço muito...
    adaocicero@hotmail.com
    Cel. 97 91531132

    ResponderExcluir