sábado, 17 de abril de 2010

Liminar de Belo Monte cai é data do leilão é mantida

Nesta sexta-feira (16) a liminar que suspendia o leilão de Belo Monte foi suspensa e todas as atividades relacionadas ao evento foram retomadas. Entretanto, novas medidas judiciais estão sendo tomadas para tentar impedir que a disputa aconteça dia 20 de Abril.

A corrida contra o tempo agora é para impedir que o leilão aconteça. O Ministério Público Federal anunciou na tarde desta sexta-feira que irá recorrer da decisão do presidente do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), Jirair Aram Meguerian, que cassou no final da manhã a liminar impedindo o leilão de concessão da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA).

Populações tradicionais da Amazônia, em especial os povos indígenas, ambientalistas, especialistas entre outros, afirmam que há ineficiência no projeto e que o impacto ambiental seria de grandes proporções.

A possível construção de uma hidrelétrica no rio Xingu, Estado do Pará, tem gerado muita polêmica e muitos protestos de várias organizações e personalidades, até internacionais. Entre eles está o famoso cineasta, diretor do filme Avatar James Cameron. Cameron diz que vai usar todos os meios para impedir a construção da usina de Belo Monte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário